Cristaleira: funcionalidade e memória afetiva num só móvel

Cristaleira: funcionalidade e memória afetiva num só móvel

O armazenamento de peças usadas em diferentes ocasiões, dentro da rotina de uma casa, é uma das questões que devem ser solucionadas pelo projeto de decoração ou arquitetura de interiores. Seja em salas de jantar, livings, cozinhas ou até varandas, a cristaleira segue em alta como um móvel elegante e funcional para receber taças, copos e bebidas. Também pode ser pensada para exibir louças e travessas e por que não adotá-la na hora de expor livros e objetos decorativos? Datada do século XVII, a cristaleira continua fazendo sucesso em diversos estilos do décor, que vão do clássico ao moderno, passando pelo retrô.

Uma dica é saber arrumar os itens dentro do móvel. Nada de deixá-los jogados de qualquer jeito, pois estarão sob o olhar de todos. Assim, a organização pode seguir a premissa de enaltecer os utensílios mais vistosos ou com memória afetiva. Essas são possibilidades que enaltecem a presença da cristaleira no espaço. Não existe uma medida padrão e, quando se trata dos modelos feitos sob medida, é possível criar vãos com alturas diferentes. Assim, os moradores poderão guardar cristais, taças e até vasos com diversas alturas, otimizando as áreas.

O local do móvel dependerá dos hábitos dos moradores. Entretanto, vale a máxima de prestigiá-lo na área social, como living, sala de jantar e varanda gourmet. Porém, a cozinha também é uma possibilidade, armazenando as xícaras, bules, copos e pratos usados no dia a dia. O importante é respeitar a personalidade e as necessidades da família.

Ao revisitar nossas lembranças, muitos de nós, em um primeiro instante, acaba recordando carinhosamente da cristaleira que existia na residência dos nossos avós. Quantos bibelôs e xícaras reservadas para ocasiões muito especiais! Entretanto, a cristaleira não ficou no passado. Pelo contrário! Ela conquistou estilos decorativos, especialmente os mais modernos. A cristaleira ganhou representatividade na arquitetura de interiores contemporânea e a sua forma vai depender da personalidade dos moradores. Mais atual, impossível.

 

Fotos: Mariana Orsi

 

O que acontece quando unimos um revestimento autoral com a nossa cristaleira Paros? Arte pura! A encantadora sala de jantar assinada pelo escritório Andrade & Mello Arquitetura nasceu da ideia dos moradores em homenagear sua cidade natal, Brasília. Com isso, nossa inspiração não poderia ser outra, se não nas curvas e formas arredondadas de Oscar Niemeyer. O revestimento da parede foi feito por uma artista plástica especialmente para esse projeto, que recebeu a nossa cristaleira Paros como a cereja do bolo. O móvel expressa modernidade à medida que seus perfis em preto fosco e as prateleiras de vidro extra clear oferecem leveza ao décor

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Na área social deste apartamento, a arquiteta Mari Aní Oglouyan propôs uma cristaleira bem rasinha, executada pela SCA Jardim Europa, que acomodou todos os copos e bebidas dos moradores, e, de quebra, graças aos vidros refletentes bronze, trouxe toda a luz das janelas para os espaços internos

Fotos: Mariana Orsi

 

Projetado pelo escritório Traço68 para o nosso showroom na avenida Europa, a cristaleira Paros, com estrutura de alumínio e portas de vidro, também pode ser feita com fundo de madeira, alumínio ou pedra. Atemporal, ela expõe com a máxima elegância cada elemento, além de receber iluminação de led nas prateleiras de vidro

 

Fotos: Guilherme Pucci

 

Aqui, onde cozinha fica aberta para a sala, o arquiteto Pietro Terlizzi desenhou todo o mobiliário elegante e prático, executado cuidadosamente pela SCA Jardim Europa. Integrada à adega e ao mobiliário com torre quente e fruteira, a cristaleira solta ficou especial e recebeu vidro extraclear e perfil nero anodizado, tudo para deixar as taças à vista.

 

Fotos: Mariana Orsi

 

Com quatro portas, a cristaleira proposta pela RK Projetos e executada pela SCA Jardim Europa resolve a vida dos moradores e guarda de tudo. O acabamento de alumínio remete a um décor moderno e cheio de charme. E para quem pensa que cristaleira é algo do passado, talvez devesse pensar duas vezes. Esse móvel se tornou protagonista em muitos projetos de arquitetura, como aconteceu aqui, em que ele faz parte da decoração da cozinha.

 

Fotos: Luis Gomes

Com vista para o mar da Riviera de São Lourenço, no litoral de São Paulo, a varanda deste apartamento é um templo de lazer completo, com churrasqueira e adega, ao lado da pequena cristaleira sob medida, que executamos segundo o projeto primoroso da designer de interiores Rose Diani.

 



Gostou desse artigo?

Comentários

Nenhum comentário...


Comentar

Seu email não será mostrado

Sua nota : Selecione
Contato pelo WhatsApp