Apartamento por Fernando Mota

Integração máxima amplia apartamento de 105 m²


Projeto de 105 m², assinado pelo arquiteto Fernando Mota, conta com espaços integrados e a reforma tirou partido de diferentes soluções de marcenaria executadas pela SCA Jardim Europa.


Um casal jovem e sem filhos comprou o apartamento de 105 m² no Tatuapé, zona leste de São Paulo. Com as chaves em mãos, eles confiaram no trabalho do arquiteto Fernando Mota, do escritório Mota Arquitetura, para criar um projeto original, que atendesse às suas necessidades e também cuidasse da decoração de interiores.

O prédio é novo e tem toda estrutura de lazer, mas o casal adora receber os amigos em casa e esse foi o maior desafio. Segundo Fernando, foi preciso investir na integração e trazer o maior número de lugares para eles receberem sem sobrecarregar na mobília.

Para que a área social ficasse fluida e integrada, as paredes receberam painéis ripados de marcenaria da SCA Jardim Europa, com o acabamento Moscata, que possibilita ocultar as portas de acesso à área íntima e lavanderia. Camuflar a porta de acesso na marcenaria SCA Jardim Europa foi uma ótima solução para manter a privacidade da área íntima, que inclusive foi um dos pedidos dos moradores.

A paleta de cores da área social passeia pela madeira, cinza e pretos, tons que os moradores queriam em todo o projeto. O escritório trabalhou a praticidade das cores neutras em todos os ambientes do apartamento. As grandes janelas não deixam de banhar todo o ambiente com ventilação e iluminação natural.


Painéis SCA Jardim Europa ocultam as portas do lavabo e área íntima.

O painel da TV recebe dois acabamentos SCA Jardim Europa, o Sabbia e o Nero.


A principal mudança do apartamento foi a cozinha antes fechada, que agora fica na varanda gourmet, onde o casal pode receber os amigos com toda estrutura que precisam, com os eletros, como churrasqueira, chopeira e também o apoio. Os armários nos acabamentos Nero e Moscata combinam com a atemporalidade que o projeto pede.


A antiga cozinha foi integrada com a sala, criando um ambiente amplo e funcional. Hoje, o jovem casal pode receber vários amigos na cozinha gourmet, living e jantar sem ter ambientes separados. A premissa de decoração para o ambiente foi criar unidade visual na integração.

No dormitório da suíte máster, o arquiteto Fernando Mota elegeu o cinza para ser a cor principal, além de espelhos nos armários do corredor. A parede principal recebeu um painel ripado na mesma cor da cabeceira estofada e mesas laterais. A SCA Jardim Europa foi essencial para as soluções de armários para este quarto, segundo o profissional.


O mobiliário sob medida fez diferença para a suíte do casal, que, após a reforma, parece mais amplo.

O banheiro da suíte recebe o mesmo acabamento Argento dos armários do quarto.



Projeto: Mota Arquitetura
Fotos: Mariana Orsi


Entrar em contato
Contato pelo WhatsApp