Banheiros Pequenos

Banheiros compactos planejados

CORES ALIADAS
O branco é quase unanimidade na escolha do banheiro do brasileiro e marcou presença no projeto assinado pelo escritório Cipriano Paffi Arquitetura. Bancada com armários e gavetas, projetadas de acordo com a demanda do morador, e revestidas com o acabamento microtextura nude da SCA Jardim Europa | Foto Luis Gomes

Recorrer aos tons claros, como o branco, evidencia a iluminação e reforça a sensação de amplitude visual. As nuances mais fortes também são bem-vindas nesses ambientes, mas é preciso ter atenção para não sobrecarregar o visual do cômodo pequeno. “Se o desejo for trazer cores, o mais indicado é utilizar elementos coloridos em detalhes, valorizando decoração”, indica Karina, da SCA Jardim Europa.

Para a diretora da loja em São Paulo, soluções criativas e planejamento asseguram um confortável ambiente de metragens reduzidas

Quem disse que banheiro compacto é sinônimo de desconforto? Tendência no mercado imobiliário, o espaço tem apresentado uma significativa redução em sua metragem útil nos empreendimentos mais novos, em detrimento da ampliação e valorização da área social dos imóveis. Karina Alonso, arquiteta e sócia da SCA Jardim Europa, em São Paulo, é taxativa: “um planejamento alinhado com soluções de móveis inteligentes podem sim proporcionar comodidade e tudo o que o morador precisa, independente do real tamanho do cômodo”.

Um layout bem projetado e móveis com cores certas são alguns apontamentos da sócia da SCA Jardim Europa, marca que conta com o know how e a solidez de quem atua no segmento há quase seis décadas, capazes de conduzir ao melhor aproveitamento dos espaços. “Nosso olhar apurado permite valorizar cada centímetro do ambiente”, explica Karina Alonso.

Pensando nisso, a SCA Jardim Europa preparou uma seleção de pontos que norteiam os projetos de banheiros pequenos realizados pela loja.

Espaços bem aproveitados

Banheiro
Neste banheiro da arquiteta Patricia Cardoso de Mello, o armário aéreo acomodou os itens mais usados, deixando à vista os itens pessoais e liberando a pia, com espaço reduzido. O mobiliário superior da SCA Jardim Europa conta com um trilho embutido, onde a porta espelhada desliza sobreposta ao armário. No gabinete sob a bancada, gavetas com dois tamanhos diferentes organizam todos itens. Acabamento laca fosca branca | Foto Luis Gomes

Mobiliário auxiliar, como prateleiras e nichos, colaboram para a organização e funcionalidade do ambiente. O aproveitamento do espaço vertical é o truque perfeito para os pequenos espaços. “Caso tenha preferência por armários, opte os modelos suspensos, fixados na parede, pois facilitam a limpeza e propiciam a impressão de um banheiro maior”, explica Karina Alonso.

Linhas retas e enxutas

Bancada com Cuba Esculpida
No projeto da arquiteta Pati Cillo, a bancada com cuba esculpida foi a opção perfeita para o ambiente enxuto. A proposta moderna e sofisticada se deu também pela escolha do mobiliário: prateleiras com madeira no alto e nichos abertos e fechados no gabinete com acabamento Matera executado pela SCA Jardim Europa | Foto Luis Gomes

Indispensáveis em qualquer banheiro, cubas e bacias merecem ainda mais atenção em lugares com metragens reduzidas. Para as cubas, a dica é investir em modelos de semiencaixe, que se alinham com bancadas menores. Também vale optar pelas versões esculpidas na própria bancada e feitas sob medida, capazes de aproveitar cada centímetro e personalizar o banheiro.

Espelho é indispensável

Banheiro
No banheiro da arquiteta Gigi Gorenstein, o espelho faz as vezes de porta do armário, contribuindo para a amplitude do ambiente. Na parte interna, as divisões possibilitam um espaço maior para armazenamento dos produtos. Já na bancada, a profundidade do móvel e das gavetas, com acabamento texturizado branco, asseguram a oportunidade de acondicionar tudo o que é importante para a vida dos moradores | Foto Luis Gomes

Além da função que todo mundo já conhece, os espelhos também fortalecem a sensação de amplitude. “É bom evitar que eles fiquem próximos da luz, já que o reflexo pode incomodar e até quebrar o efeito pretendido”, revela Karina Alonso. Existem os espelhos já embutidos nos armários, que oferecem economia de espaço e lugares extras para armazenar os itens do banheiro.

Box ideal

Por um longo tempo, o box era só uma peça funcional que delimitava a área do banho. Mas hoje, a função dele vai além de proteger o ambiente da água do banho, também faz parte da decoração do banheiro. As portas articuladas e as de correr ocupam menos espaço do que uma aquela com abertura convencional.

 

Nenhum comentário
Publicar um comentário